quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mr. i - Steve Jobs (1955-2011)

Muitas vezes me perguntei: Quem escolheu o LOGO da Apple Inc.? Porque será uma maça?... e hoje, descobri a resposta, numa das citações do Srº i:
.
“Design é uma palavra engraçada. Algumas pessoas pensam que o design é apenas sobre o aspecto. É claro que, se formos mais fundo, é sobre como funciona.” - Wired, Fevereiro 1996

e a maça funcionou...

.

.
Como apaixonado pela informática não podia deixar de assinalar esta data, prestando a minha homenagem a este grande génio, visionário e criativo... o mundo perdeu hoje um grande ser humano.
.
.

Citações:

- “Quero deixar uma pequena mossa no universo.”

- “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa… Ir para a cama à noite a pensar ‘hoje fizemos algo maravilhoso’… Isso é que é importante para mim.”

- “Sê a bitola da qualidade. Algumas pessoas não estão habituadas a um ambiente em que a excelência é expectável.”

- “O único problema com a Microsoft é pura falta de gosto. Eles não têm gosto nenhum. E isto não é um pormenor. Não têm ideias originais e não trazem cultura nenhuma para os seus produtos.”
Triumph of the Nerds, 1996

- “Design é uma palavra engraçada. Algumas pessoas pensam que o design é apenas sobre o aspecto [de um produto]. É claro que, se formos mais fundo, é sobre como funciona.”
Wired, Fevereiro 1996

- “Porquê alistarmo-nos na Marinha se podemos ser piratas?”

- “É a inovação que distingue um líder de um seguidor.”

- “Quando contrato um sénior, aposto na competência. Tem de ser mesmo um perito. Mas, a verdadeira questão para mim é: ‘Será que ele se vai apaixonar pela Apple?’. Porque, se isso acontecer, tudo o resto se resolverá por si.”

- “Quase tudo – as expectativas dos outros, todo o orgulho, todo o receio de nos envergonharmos ou o medo de falhar – desaparece perante a morte, deixando-nos apenas com aquilo que verdadeiramente importa. Lembrarmo-nos de que vamos morrer é a melhor maneira de evitarmos pensar que temos alguma coisa a perder. Se estamos completamente nus, não há razão nenhuma para não seguirmos o nosso coração.”

- “O teu tempo é limitado, por isso não o gastes a viver a vida de outra pessoa. Não caias na armadilha do dogma, que é viver de acordo com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixes que o barulho criado pela opinião dos outros silencie a tua voz interior. E, acima de tudo, tem a coragem de seguir o teu coração, a tua intuição. Por uma razão qualquer, eles já sabem o que tu queres ser. Tudo o resto é secundário.”

- “Tenho tanto orgulho naquilo que não fazemos como naquilo que fazemos.”

- “Na altura não pensei assim, mas ser despedido da Apple foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. O peso do sucesso deu lugar à leveza de estar a começar outra vez, com menos certezas sobre as coisas. Libertou-me para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida.”

- “Se estivesse a dirigir a Apple, espremia o Macintosh até ao limite e ocupava-me do próximo grande produto. A guerra do PC chegou ao fim. Acabou. A Microsoft ganhou há muito tempo.”
Fortune, 19 Fevereiro, 1996

- “Desejo-lhe o melhor, a sério. Só acho que Bill Gates e a Microsoft são limitados. Ele seria um tipo mais aberto se tivesse metido ácidos uma vez ou feito um retiro quando era novo.”



Sem comentários:

A sua opinião é...

back to top